Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de março de 2017

William Coelho, professor da UERN


WILLIAM COELHO DE OLIVEIRA é natural da cidade de Natal, filho de Gonçalo Coelho de Oliveira e Maria das Dores Dantas de Oliveira. Cresceu em Natal junto com mais cinco irmãos, passando as férias na casa de tios na cidade de Macaíba, onde aprendeu a plantar e a colher, além de pescar e andar a cavalo, suas paixões.  

Em fevereiro de 1987, colou grau como Licenciado em Filosofia na UFRN, com a pesquisa sobre A Noção de Deus em Spinoza. Então desempregado e com esposa grávida, prestou concurso para Eletricista da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Aprovado e diplomado, trabalhou como eletricista na cidade de Tibau.  

Em junho de 1988, foi aprovado no segundo concurso para professor de Filosofia da UERN. Porém, sob contrato de apenas 20h na jovem UERN, cujo salário de professor auxiliar não correspondia à metade do de eletricista, se manteve na Cosern até o ano de 1994.  

Com o projeto de pesquisa sobre a Dimensão Ética da Política em Aristóteles, conquistou a Dedicação Exclusiva (DE) na UERN e então iniciou o Mestrado, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde defendeu a dissertação sobre as Implicações Éticas do Conceito de Animal Político em Aristóteles. Até o ano de 2005 lecionou Filosofia em todos os cursos do Campus Central da UERN. Foi conselheiro da Revista Expressão (UERN) e da Revista Contexto (FAFIC), da qual também foi cofundador.  

William Coelho já publicou vários artigos em revistas e em eventos de Filosofia, coordenou o projeto de extensão Vídeo-Debate e criou o grupo Amantes de Sophia. Também coordenou duas edições do Curso de Especialização em Filosofia: em Epistemologia, destinado a professores de outros departamentos das diversas faculdades da UERN; e em Ética e Filosofia Política, para professores da rede pública e demais interessados.  
Em 2000, assumiu a chefia do Departamento de Filosofia e ajudou a criar o Curso de Filosofia em Caicó e em Mossoró, em 2001. Em 2003 coordenou o Curso e a Oficina do Pensamento, na Semana Nacional do Livro, do SESC, com a turma de Antropologia Filosófica.  

Em 2005 foi assessor da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE). Desde então, assumiu a Supervisão de Estágio III e IV do curso e tem pesquisado sobre As Condições do Ensino de Filosofia em Mossoró, atividade pela qual se vislumbrou comemorar os 10 anos do Curso de Filosofia em Mossoró e sua autoavaliação. 
Atualmente é o vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), além de coordenar o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Filosofia e os estágios das licenciaturas em Geografia, História e Sociologia, objetivando promover a interação entre a UERN e a Educação Básica, no cumprimento da função social com a sociedade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário