Pesquisar este blog

domingo, 5 de março de 2017

Pedro Fernandes, Reitor da UERN


Natural de Mossoró, Pedro Fernandes Ribeiro Neto é o mais novo dos três filhos do casal Paulo Medeiros Fernandes e Maria Ester Cantídio Fernandes. Casado,com quatro filhos, Pedro Fernandes é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). 

Desde 1998, atua como professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Foi idealizador do curso de Ciência da Computação nesta instituição. Inclusive, a primeira turma do curso de computação chama-se Pedro Fernandes Ribeiro Neto, em sua homenagem. Anos mais tarde, idealizou o curso de mestrado em Ciência da Computação na Uern, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). 

Foi coordenador do curso de ciência da computação, chefe Chefe do Departamento de Informática, Diretor de Pós-Graduação e em 2009 foi nomeado Pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Uern. À frente da Propeg, contribuiu para o processo de expansão de pesquisas e cursos de pós-graduação da Universidade. Através de incentivos, projetos de iniciação científica, grupos de pesquisa, a produção acadêmica em termos de pesquisa praticamente dobrou na Universidade. 

Em 2013, Pedro Fernandes Ribeiro Neto foi eleito reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sendo o reitor mais jovem a comandar a instituição. Como gestor, Pedro Fernandes possibilitou significativos avanços nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Pedro Fernandes é membro suplente do Fórum Nacional de Educação como representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e presidente da Câmara de Extensão da Abruem. Em 22 de março de 2017, Pedro Fernandes foi reeleito reitor da UERN, ao lado da vice-reitora professora Fátima Raquel, para o período 2017/2021.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário