MARIA DA CONCEIÇÃO LEITE DE MELO nasceu no dia 27 de julho de 1927, no município de Mossoró/RN, filha de João Anastácio Leite e Etelina Leite. Era neta paterna de Tertuliano Leite de Oliveira e Luzia Leite de Oliveira, neta materna de Hemetério Leite e Sebastiana Leite.
Iniciou seus estudos na Escola Estadual Jerônimo Rosado, em Mossoró. Cursou o Magistério na Escola Normal de Mossoró.
Ingressou no quadro de funcionários do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 05 de janeiro de 1949. Lecionou na Escola de Menores Mário Negócio por 37 anos , dedicando toda sua vida ao ensino. Aposentou-se de suas funções no dia 10 de fevereiro de 1984.
Foi casada com Antenor Gurgel de Melo, durante 19 anos, ficando viúva em 1972. Desse matrimônio, nasceram os seguintes filhos: Salvador Leite de Melo (falecido pouco tempo depois de nascer), Solange Leite de Melo, Silvia Leite de Melo (in memoriam) e Susana Leite de Melo.
Foi uma praticante da religião Católica Apostólica, durante muitos anos fez parte do coral da Catedral de Santa Luzia. Ela participava efetivamente dos festejos de Santa Luzia, onde não perdia uma noite de novena. Era conhecida na igreja por ser a única a interpretar a Ladainha de Nossa Senhora. Também era do apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus.
Era muito generosa, gostava de ajudar aos mais carentes e necessitados. Cuidou por muitos anos, desde que seu pai se separou de sua mãe, de um irmão que trabalhou nos correios por anos, Francisco de Assis Leite, o Chico do Correio, que morou a vida inteira com ela, mesmo depois de casada. Chico, sofria de esquizofrenia, o que o fez se aposentar por invalidez. Ela cuidou dele até o último dia dele, como se fosse uma mãe.
Em 2014, já com Alzheimer, perdeu uma filha, Silvia, acometida por um câncer, que acelerou a sua doença degenerativa, deixando-a sem poder fazer as atividades rotineiras, inclusive ir à missa.
Maria da Conceição Leite de Melo faleceu em 02 de junho de 2015, no hospital Wilson Rosado, onde ficou internada por algumas semanas, inclusive fazendo hemodiálise. Deixou 6 netos e 1 bisneto.
Em 2008, foi homenageada pela Catedral de Santa Luzia, no dia 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição. A indicação para a homenagem na Catedral, foi feita pelo Monsenhor Américo Simonetti, já que foram grandes amigos.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Mossoró - Portal Fatos do RN
Muito bom! Bela homenagem
ResponderExcluirMinha tia querida, homenagem muito merecida!! Uma pessoa maravilhosa, saudades demais!
ResponderExcluir