Durante muitos anos, Mossoró acolheu Raimundo Sacristão, um velho e competente ajudante de missas que eram realizadas na Matriz de Santa Luzia em Mossoró, todas, celebradas pelo Monsenhor Huberto Bruening, que durante 48 anos foi sacerdote em Mossoró, nascido em 30 de Março de 1914, em São Ludgero, Santa Catarina, com descendência alemã, e faleceu em 29 de Agosto de 1995.
Raimundo Sacristão, primeiro à esquerda, Sila, Titico Maia, Padre Huberto, Bibiu Gurgel e Daniela Maia.
Nesta foto Raimundo Sacristão aparece ao lado esquerdo do casal Sila e Titico Maia, ajudando ao batismo realizado pelo Monsenhor Huberto Bruening, e possivelmente os padrinhos de batismo são Bibiu Gurgel e sua esposa Daniela Maia, que eram proprietários da casa bancária S. Gurgel em Mossoró.
Raimundo Sacristão nome recebido pela população de Mossoró, e também pela sua vocação religiosa (católica), morava no centro da cidade à Rua 13 de Maio. Era solteiro, de estatura média, moreno, calvo e vivia sobre os cuidados da mãe. Costumeiramente, no mês de Maio de cada ano, realizava em frente a sua casa 9 noites de novenas, todas assistidas pela população de Mossoró.
Raimundo Sacristão foi um dos mais competentes e conhecidos no que se refere à sacristia. Cumpriu sua vocação religiosa, zelando sempre pela Matriz de Santa Luzia em nossa querida Mossoró.
Não tenho maiores informações sobre o Raimundo Sacristão, data de nascimento e da sua morte, apenas quero registrar a sua passagem pela terra, e principalmente por Mossoró, cidade que o amparou por toda sua vida, pelas suas prestações de serviços ao mundo religioso.
Por Heuber Filgueira - "Pesquisador" da história mossoroense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário