Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Subsídios para a história da Rua Georgino Avelino

O painel da geografia humana revela, com as cores acentuadas das reminiscências, o perfil de homens e fatos que delimitaram, outrora, as imagens cotidianas de nossas ruas. As nossas artérias surgiram com suas minudências históricas determinando a denominação toponímica. Antigas ruas que ainda são lembradas nas crônicas e nas tradições orais. Fartas nas referências. 

“Sêo” Chico Beato foi um desses cultores do passado. Era detentor da capacidade da descrição rigorosamente honesta de fatos e pessoas, que poderiam figurar em qualquer antologia que procurasse o retrato da memória fotográfica. Nele, o passado era como um rio perene, correndo num estuário de saudades. Com que emoção narrava fatos e pretéritos: - ressuscitando sombras vagas, esmaecidas nas lembranças fixadas na memória de uma cidade esquecida. A sua narrativa saudosista nos fazia lembrar que “o coração morre logo, a vida morre depois”. 

A Rua GEORGINO AVELINO em as seguintes características: Encontra-se encravada no bairro Bom Jardim; tem o seu início ao lado do Colégio Joaquim Felício de Moura, e do ginásio poliesportivo. Esta rua recebeu, de início, a denominação de 13 de Maio. O seu surgimento teve como fatos motivante a construção de sete casas com frente de tijolos e o resto de taipa, com beira e bica. Foram construídas em 1922, com recursos próprios do velho Zé Diabo(José Floriano de Oliveira). Estas casas começam onde hoje esta edificada a Igreja Batista, continuando-se as demais na rua que passa em frente à citada igreja. Àquela época esse trecho era tido como subúrbio da cidade. A construção destas casas despertou no Sr. Antônio Chaveiro a vontade de também possuir um rústico condomínio residencial térreo. E se assim idealizou, assim concretizou. Mandou edificar nove casas que situavam-se, na época, onde atualmente existe um treco de rua feito no lugar onde existiam galpões da indústria de óleo vegetal denominada “BRASIL OITICICA”, pertencente ao opulento grupo Alfredo  Fernandes e Cia. Esse treco de demanda a Av. Rio Branco, em direção à Uniped, cruzamento da Georgino com Alberto Maranhão. 

Dias casas de Antônio Chaveiro situavam-se em lugar ermo e desabitado, o que motivou a procura destes imóveis por mulheres de vida mundana. Mediante ínfimo pagamento de aluguel, instalam-se precariamente para mercadejarem seus corpos e suas almas. Daí ficou sendo a área de meretrício. Cansado da vida atribulada de seu cortiço, resolveu Antônio Chaveiro vender as novas casas ao velho Terto Diabo, que, incontinenti, compro-as, mandando edificar  duas casas todas no tijolo, anexar às mesmas. De bate-pronto, o velho Terto batizou àquele aglomerado de casebres com o jocoso apelido de JABURU. 

O mérito de fundador da rua Georgino Avelino deve-se atribuir ao pernambucano de Recife, Sr. MANOEL VILA, que adquiriu por compra o já famoso Jaburu. O certo é que Manoel passou a construir, aqui e acolá – um quarto que, de preferência, alugava- a ma prostitua. Estendeu-se, assim, a área prostibular, em direção ao centro da cidade. Os primeirs imóveis desta rua sediaram os bares de Manoel Capé de João Linhares, natural das “Pedrinha”. Com o passar dos aos, os imóveis da rua passaram à pertencerem à família de conduta ilibada. 
Quem não se lembra de que, na rua em que viveu a infância, havia sempre um aceno de amizade, um sorriso, um adeus, uma imagem do tempo, um doce retrato da vida?

Por Marcos Pinto – historiador e advogado apodiense. 

Um comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores on-line, você sabia disso pouco? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / whats-app number +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.

    ResponderExcluir